Páginas

Emprestar livros? Pode sim!

Acho que nunca comentei no blog que faço Biblioteconomia. Já pensei em fazer posts sobre isso, mas nunca soube o que escrever. Então, tirando o "Sobre mim" no perfil, nunca cheguei a falar sobre isso aqui. O curso não era a minha primeira opção (Era a segunda de três rs), mas é algo que me vejo fazendo para o resto da vida. E porque falar sobre isso nesse post? Por ser uma das mil funções do bibliotecário.

Fonte imagem: V ENEIMAGEM
Antes mesmo de entrar no curso, não me via como aquelas pessoas que mantêm os livros fechados a sete chaves. Se tenho, gosto de compartilhar. Apesar de não ser do tipo que coloca livros para troca, o empréstimo sempre foi uma ótima maneira para comentar sobre o que estava lendo com meus amigos. Emprestando e pegando emprestado. Na adolescência a maioria dos livros que lia eram velhos presentes de minha avó e os demais livros pegos em bibliotecas. E eis uma coisa interessante, já li comentários em grupos literários em que as pessoas só leem se compram o livro (alguns dizendo claramente que não gostam de bibliotecas). Fiquei totalmente chocada! Se o que vale é o conteúdo em si e o gosto de ler, qual é a diferença entre pegar emprestado de um amigo e/ou de uma biblioteca?

Sinceramente, alguns leitores gostam do fato de poder mostrar para o mundo seus incríveis e belos "bebês" e não apenas ter um mundo novo para se aventurar. Afinal, como mostrar quantos livros já leu se não os tem na estante (sarcasmo, siiim)? Entretanto, o proposito deste post é bem diferente do rumo que estou tomando. Quero salientar aqui a prática de emprestar os livros, que pode não ser tão ruim como muitos pensam.

Como um item que compro ou ganho, gosto que tomem cuidado quando empresto. Então apesar do coração aberto sempre tenho umas regrinhas de empréstimo. Que na verdade são bem básicas e óbvias:

1- Tomar cuidado: Qualquer coisa que você empresta ou pega emprestado é esperado uma devolução no mesmo estado. Sem dobras, amassados, canetas, anotações... O item não é seu, então não pense que pode tomar decisões sobre ele.

2- Não use a orelha para marcar páginas: Sério, eu posso até te dar um marcador, apenas não faça isso!

3- Tente não comer, beber e ficar passeando com ele na mão: Além de ficar nojento, é ótimo para atrair insetos que gostam de acabar com seu livro e até mesmo estante. E a gente sabe que quando vão beber algo em cima do livro nunca é água, né?

4- Devolva: O livro não é seu! Ponto.

5- Tome cuidado mesmo: Nunca é demais lembrar, né?

6- Nunca empresto livro que ainda não li: É uma regra mais interna. Depois que leio empresto com o maior prazer.

Emprestei e o livro não voltou 100%? Acontece. Já emprestei um que passou para umas dez pessoas e voltou péssimo. E nem acho que foram as dez pessoas que o deixaram assim, o mau uso de apenas uma fez o belo trabalho parecer de todos. Sim, fiquei chateada. Mas já deixei livros meu assim pelo simples fato de tirar e colocar na mochila várias vezes. Por isso agora sempre coloco em um saquinho.

Todo mundo vai deixar seu livro destruído? Não, se for um leitor como você é até possível que te dê um novo livro se aconteça algo. Já fiz isso, já fizeram comigo. Não sendo de um grande valor sentimental, a amizade parece até maior quando te devolvem um livro novo por algum acidente.

Já cheguei a emprestar um livro que estava lendo para usarem de suporte. E juro, só emprestei por ser uma reunião da igreja. Nesse caso umas três pessoas tenham deixado fortes assinaturas no livro (eu tenho seus nomes, queridos!). Porém, no final, emprestar sempre me pareceu uma boa solução. Mesmo que nesse caso não tenha sido para a leitura...

Emprestar um livro não te dá garantia de 100% de devolução e 0% de danos, mas ainda é uma ótima forma de garantir uma leitura legal para alguém especial ou não. E o mesmo serve para quem for pegar emprestado, cuide com carinho. Como se fosse seu. E sempre lembre, devolver direito pode te garantir várias leituras. Então, compartilhe sua opinião sobre o assunto. Seu comentário sempre será bem vindo.

Fonte imagem: Estante virutal

2 comentários

  1. Eu não curto emprestar livro não :/
    eu só empresto pro meu pai pois ele mora na mesma casa que eu, se não .....
    eu não confio sabe, as pessoas não tem o mesmo cuidado que você, e quando estragam geralmente não querem pagar
    então eu evito esse stress

    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente que infelizmente ainda não sabe cuidar de um bem do próximo. O sonho mesmo é que todos soubessem como agir com algo que não é seu. Ainda assim é bom que seus livros circulem, pelo menos, por mais alguém, mesmo que dentro de casa.

      Abraços.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.