Páginas

Extraordinário

"Você sabe do que estou falando falando, diz, e toma um grande gole de sua garrafa d'água. Vamos encarar os fatos, continua, o universo não foi legal com Auggie Pullman."

August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial. Além de outros sérios problemas de saúde que em alguns casos os médicos nem sabem identificar. Aos dez anos já passou por mais cirurgias que uma pessoa poderia passar em umas quatro vidas. Por isso, até aquela idade ele nunca havia ido para uma escola, sendo educado pela própria mãe em casa. Entretanto, já estava na hora dele poder vivenciar as demais experiências da infância. Aprender em uma escola, fazer outros amigos e viver.

Dentro de casa o garoto era amado e super protegido. Apesar de ter poucos amigos, todos sabiam que manda-lo para escola seria a situação mais difícil que poderiam submete-lo. Pessoas desconhecidas em situações desconhecidas. Todos olhariam para August com aquela mesma expressão que ele via sempre que saia de casa. Aquela expressão que mesmo tendo se acostumado ainda lhe causava dor.

Em todos os lugares que Auggie e a família iam, as pessoas só conseguiam ver um garoto deformado. O que definitivamente não era algo para que o garoto pudesse ser conhecido. Carinhoso, brincalhão e um grande fã de Star Wars, August era apenas um garoto normal com sérios problemas genéticos. O difícil seria fazer as pessoas verem isso. E ao decorrer do enredo, pode apostar que vai ficar com raiva de muitos personagens.

Gostaria de ter lido o livro logo que lançou. Apesar do livro ser infantil (ele é narrado por diversos personagens, incluindo Auggie, seus amigos e familiares) é bem forte pelas situações e sentimentos descritos. Meio impossível ler o livro e não refletir sobre suas ações e sobre as ações dos homens. Enquanto ele vê alguém o encarado com medo, você vê o que se passa pela mente dele. Ou de sua irmã. E até mesmo da melhor amiga dela. 

R. J. Palácio, fez um ótimo trabalho em Extraordinário. Os personagens foram muito bem elaborados, sendo trabalhado suas dores e suas visões sobre August. É interessante que ela não criou algo em que só o menino tem problemas, em que só ele pode sofrer. Ela abordou esses momentos no livro com a maioria dos personagens descrevendo seus maiores desafios. E tenho que dizer, que sorte August e Olivia têm por terem pais tão amorosos como os Pullman. Eles são uns amores de personagens e poderiam enfrentar todo o universo pelo amor de seus filhos.

Extraordinário é uma leitura obrigatória para adultos e crianças. Talvez, um pouco dos ensinamentos do livro possam nos fazer ser mais gentis com os próximos e não olhar apenas as belezas mais visíveis das coisas.O livro é uma bela reflexão de como devemos sorrir e brincar mesmo nos momentos mais difíceis. Chorei de tristeza, felicidade, raiva... E no final, acho que posso trazer comigo um grande amigo (ou vários). August, Olivia, Miranda, Justin, Jack... Todos me ensinaram algo que nem ao menos sei explicar. Então, leiam esse livro incrível e extraordinário e o passem adiante. E lembrem-se "quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.".

Boa leitura!


P.s.: Detalhe que nessa edição do livro a capa é assim mesmo, com essas manchinhas desbotadas. Legal, não? Jurei que era problema do livro rs.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.