Páginas

As Lágrimas do Assassino

"Um choque (...). E a certeza de que uma grande autora nasceu."
Anna Gavalda, Revista Elle

"Uma parábola excitante."
The White Ravens 2004

"Personagens fortes, violentos, extremos, mas também amedrontados, amorosos descontraídos, plenos de um amor que não sabem a quem oferecer. Livro absolutamente recomendado."
Chantal Stanescu, Bienal do Livro Infanto-Juvenil, Bélgica



Poderia um assassino demonstrar afeto por alguém? Um criança pode amar uma pessoa que lhe causou um grande mal? Poderiam duas pessoas completamente diferentes aprenderem o que é o laço de amor juntas?
Em "As Lágrimas do Assassino" é apresentado um cenário diferente do que é visto no mundo literário. O livro nos apresenta Paolo e seus pais, os Poloverdo. A família vive isolado no extremo sul do chile. Um lugar frio e sem vida. 
Apesar de viver com seus pais biológicos, Paolo nem sabia a idade que tinha. Na realidade, a única coisa que seus pais lhe davam era comida (e muito mal por sinal) e uma casa para morar. O amor era algo desconhecido no local.
Tudo muda drasticamente quando Angel Allegria aparece. O que parecia ser apenas um simples viajante, acabou sendo o início da história de Paolo e o fim da história para os seus pais. Angel simplesmente mata o Sr. e a Sra. Poloverdo, enquanto o menino brincava fora de casa com as cabras. É a partir desse momento que Paolo e Angel passam a conviver juntos. Quase como pai e filho.
Anne-Laure Bondous nos traz um universo de um amor singelo e único. Onde uma crianças é apresentado ao amor por um desconhecido. E um "temido" assassino acaba conhecendo o amor através de uma criança que finalmente tem um pai. É incrível como o laço entre eles vai crescendo. No início de forma abrupta. Depois um pouco tímida. Até que fluísse de um jeito que nem eles percebessem o quanto precisavam um do outro.
"As Lágrimas do Assassino"  é um livro sincero. Puro. E que precisa de extrema paciência e atenção para ser lido. Apesar de ter apenas 158 páginas é uma leitura demorada por ser um livro forte. Não é o tipo de história onde tem várias e várias mortes pelos capítulo. Mas o passado e o clima pesado da região deixam o leitor um pouco cansado, assim como os personagens. Eu realmente me senti no livro.
Enquanto lia "As Lágrimas do Assassino" não esperava por um final feliz. Na verdade, nada no livro lhe remete uma grande felicidade. Talvez apenas uma passageira. Nada além disso. Porém é um livro tão bem escrito. Com tantas emoções. Que não importa o que ocorra no final. Conhecer Angel e Paolo já vale por qualquer final feliz.
Então, repetindo uma das citações acima... "Livro absolutamente recomendado."

Boa leitura!

14 comentários

  1. Quando conheci o livro A Noite o Céu é Perfeito, também conheci outros lançados para a mesma coleção. As Lágrimas do Assassino foi um dos que mais me chamou atenção, principalmente pela sinopse, que já mostra como ele parece ser bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia autora e nem muito menos o livro... fiquei curiosa agora. '-'
    ahhhhh
    beijos
    amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Olha, que livro interessante! Não conhecia. Excelente dica!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Achei super interessante, nao conhecia o livro, mas com certeza irei procurar um pouco mais sobre ele, rs. Adorei os comentários que você citou em cima.
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Retribuindo a vistia....estou te seguindo viu sempre que puder passo por aqui e te espero lá no meu blog sempre que puder também...nossa esse livro parece ser bem forte apesar de curtinho no momento ando num clima mais light então acho que vou passar a vez...
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia esse livro, aliás, nunca se quer ouvi falar dele. A capa não chamou muito a minha atenção, mas a história parece ser bem interessante e diferente, particularmente gosto de coisas nesse estilo. Enfim, adorei a resenha, ficou muito boa:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. É um livo ótimo, que revela que pode haver sempre amor no coração de qm ja teve mt ódio, e mostra as varias formas de amar tbm, é um livro forte e fala um pouco de violência, mais ao msm tempo é puro!, tem que tem bastante costume com a leitura para ler e não fazer falsas interpretações!, excelente, confiram!. Gustavo /costa, facebook: Gustavo Costa Roots.

    ResponderExcluir
  8. Este Livro é realmente incrível, por mais fria que a pessoa seja, na maioria das vezes, sempre tem algo que faço-o mudar!

    ResponderExcluir
  9. Quais são os nomes dos personagens?

    ResponderExcluir
  10. O livro é excelente!! Vale a pena lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é perfeito! Li ele quando tinha 15 anos e juntamente com os livros Dom Quixote (Miguel de Cervantes) e O Plano Perfeito (Sidney Shedon) descobri que era apaixonada por leitura!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro me deixou profundamente emocionada.Amei ele.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.