Páginas

Manhã de Núpcias

Manhã de Núpcias é o quatro livro da série Os Hathaways e o primeiro livro que leio da série e da autora Lisa Kleypas. Não gosto de começar séries pelo meio mesmo que cada livro seja independente, porém esse foi o único título que achei para o Desafio Literário de março. Nessa parte do desafio, a leitura deveria ser escolhida com base na última frase da leitura de fevereiro. Então A Seleção puxou Manhã de Núpcias.

A série fala sobre os irmãos Hathaways, que devido uma série de acontecimentos transformou Leo Hathaway em Lorde Ramsay. Nos três primeiros livros temos as histórias de suas três irmãs Amelia, Win e Poppy que ainda estão presentes nesse livro. E essa é uma parte bem chata para quem não leu os livros das irmãs. É claro que sabemos o objetivos desses livros, mostrar o desenvolvimento do amor dos personagens. Sabemos que no final tudo dará certo, mas precisamos saber como. Entretanto, quando você começa a ler no meio da série, os personagens em si já foram apresentados. Já existe uma ligação entre eles e os leitores. E mesmo que você não saiba exatamente como eles se uniram, está lá cada demostração e gesto que você já perdeu. Isso foi bem confuso para mim no início. Lidar com quem é quem, e a ligação que eu poderia ter com o desenvolvimento dos personagens prosseguindo nos outros livros.

Em Manhã de Núpcias o foco principal é em Leo, lorde de Ramsay e Catherine Marks, a governanta da casa. Catherine é uma jovem cheia de segredos e angústias. Os dois vivem trocando farpas e não tem um momento em que se cruzem que não acontece uma briga (sim, entre a governanta e o lorde dono da casa). Mas com o passado nebuloso de Leo, a Srta. Marks poderia ser a melhor pessoa com quem conviver, mesmo que o lorde mostrasse uma outra face da garota.

Para quebrar o momento de paz na família, a propriedade que eles aprenderam a amar e gastaram grandes esforços para mantê-la em pé, pode ser devolvida para a viúva do antigo lorde Ramsay e sua filha. O único jeito de manter a propriedade é se Leo Hathaway se casar e ter um filho em um ano. O que para um solteiro inveterado é algo quase impossível.

Apesar de não ter começado o livro de um bom jeito - confusão de quem é quem, o que já aconteceu, etc - passei a gostar quando fui conhecendo mais os personagens. Fiquei com vontade de ler os demais para saber o nível de desenvolvimento que foi mostrado nesse livro, mas deu para sentir que alguns personagens foram muito bem abordados na continuação, como o caso de Poppy e Harry Rutledge.

Também é interessante ver como a autora trata o caso do homem naquela época, não suavizando as características brutas e a dominação que era ainda maior na época. Tem momentos que eles falam coisas como "sim, eu sou um homem" ou "era o esperado por ele" e você consegue imaginar a pressão da sociedade para as mulheres e para os homens em uma época que aparência era tudo. Não que hoje em dia isso ainda não prevaleça. 

Posso dizer que o desafio está me fazendo aventurar por histórias incríveis e que Manhã de Núpcias é um livro que posso recomendar como um ótimo romance histórico. Cheio de reviravoltas, emoções e situações que fogem do esperado. Vou tentar ler logo os demais livros da série e atualizar minhas informações sobre a série. Então venha conhecer os irmãos Hathaways e quem sabe se apaixonar por cada um.

Boa leitura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.