Páginas

O Castelo Animado

Quem gosta de animações provavelmente já ouviu falar no filme O Castelo Animado. Que é uma linda animação japonesa produzida pelos estúdios Ghibli, no ano de 2004. O filme foi produzida por Hayao Miyazaki, um dos mais respeitados criadores de animação japonesa, e virou um grande filme de sucesso japonês. Porém muitos não sabem que essa maravilhosa história foi baseada no livro O Castelo Animado, da inglesa Diana Wynnes Jones. 
O livro fala sobre a pobre Sophie, a mais velha de três irmãs que já aceitou o fato de ser a fracassada da família. Porém, após uma terrível bruxa ficar irritada com a moça, é jogado um feitiço na então jovem Sophie que faz com que ela se transforme numa velhinha com pele enrugada, com coluna curvada e muito cansada.
Percebendo a sua drástica situação, Sophie decide ir embora atrás da única ajuda que podeira conseguir. Então ela parte atrás do castelo mágico do qual todos daquela cidade temiam.
O Castelo Animado é realmente um livro mágico. Em sua busca pela juventude, Sophie acaba encontrando coisas que nunca podeira imaginar. Ao conhecer o mago Howl, seu aprendiz Michael Fisher e o demônio do fogo Calcifer, percebemos que Sophie começa a aprender o que é ter uma alma jovem. Coisa que nunca lhe foi permitido.
Amizade, amor e imaginação são fatos muito perceptíveis no livro. Além de ter uma ótima lição de moral sobre a beleza humana de forma leve e engraçada.
Mesmo tendo lido o livro depois de ter visto o filme, me surpreendi. A pontos muitos diferentes do filme com livro. Alias, essa foi uma das minhas poucas experiências que realmente gostei tanto da versão do livro, quanto da versão (super) adaptada do filme. Ambos ficaram muito originais.
A cada página que lia, me encantava ainda mais com os moradores do castelo e os amigos (ou inimigos) que encontravam pelo caminho. É o tipo de livro que deixa qualquer faixa etária encantado com o modo de escrita da autora. Que não me surpreende teve aulas com o escritor C. S. Lewis, de crônicas de Nárnia e com J. R. R. Tolkien, de O Senhor dos Anéis. Lendo o livro dá para perceber que ela aprendeu ( e muito) com os dois.
Bom, chega de papo e vá ler e assisti O Castelo Animado, por que você não vai se arrepender. Alias, você vai é flutuar com a essa maravilhosa aventura! Então...


...Ótima leitura!

Um comentário

  1. Oi Erica, eu já assisti o filme e sou super fã do Hayao mas não sabia que essa história era baseada em um livro, agora vou ter que compra-lo hahahahaha

    Beijos!!!
    http://www.natocacomacoruja.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.