Páginas

Não julgue um livro pela capa?

Na literatura infantil, a capa é um dos principais artifícios para atrair o leitor. Ela precisa ser convidativa, talvez um pouco estranha, talvez um pouco carinhosa, com um desenho colorido, ou em preto e branco. Não tem uma fórmula exata, mas ela deve conquistar um público que em sua maioria não sabe ler. E em certos casos, o adulto que vai presentear pega o livro que mais chamou sua atenção.
A famosa rixa da capa entre livro x filme

Entretanto, não é apenas no universo infantil que a capa é uma grande amiga na hora de escolher o livro. É claro que uma boa sinopse é o que normalmente te leva a comprar e/ou ler um livro, mas a capa tem aquele poder de sedução. Ela te faz parar para ler a sinopse, dar umas pequenas espiadinhas nos capítulos e te faz pensar como aquele livro ficaria lindo na sua estante. As vezes, você já tem o título e fica lá, babando por uma edição limitada ou de luxo. Ou em qualquer outra edição que lançarem como uma nova capa.

Quem lê ou já viu esses romances de bolsos sabem que nem sempre a capa é um grande amigo para a compra. Por sorte, ultimamente as capas vem ficando mais bonitas, talvez pela própria demanda estar pedindo por algo mais atraente e um pouco mais semelhante com a história. Afinal, nunca entendia o fato dos personagens serem de um jeito no livro e na capa de outro.

Hoje em dia, com o aumento dos e-books autopublicados, é comum ver capas com nenhum atrativo que a)pode te fazer comprar só pela curiosidade do livro também ser como a capa ou b)te faz fechar a janela de navegação na mesma hora. No caso desses e-books, ainda se tem muita discussão além da capa - editor, revisão, qualidade, etc. E não se pode negar que o nível da capa também pode indicar o nível do livro em diversos aspectos.

Outra coisa que não podemos negar é que além da capa, o material também é crucial para uma venda. É óbvio que os livros de bolso não tem a mesma qualidade dos demais livros, exatamente pelo preço. Atualmente, com outras editoras comprando os direitos desses romances, é mais comum ver os nomes já conhecidos dos "romances de banca" na boca do povo. E nem preciso comentar do certo preconceito que se tem ao ler os livrinhos de banca, né?


Como o que vale ainda é o conteúdo, então vamos nos jogar. A capa é feia? Se joga na leitura! A capa é linda? Se joga também! No final, a capa não vai ser a garantia de uma boa leitura. Nada vai garantir isso, a única coisa que podemos fazer é tentar apreciar a leitura e talvez nos surpreender no final.

2 comentários

  1. Adorei o texto, Érica. Mesmo, mesmo. Esse é um assunto muito bom a ser conversado...
    "No final, a capa não vai ser a garantia de uma boa leitura. Nada vai garantir isso, a única coisa que podemos fazer é tentar apreciar a leitura e talvez nos surpreender no final." É exatamente isso, mas a capa é 50% do livro, pelo menos, não acha?
    PS.: AMEI as capas que você escolheu para o post! Adoro esses livros.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata. Acho que uma capa bem planejada, que realmente faça parte do livro, talvez seja uma boa garantia. Mas surpresas sempre acontecem, né. rs
      Também adoro esses dois livros. Agradeço muito pelo comentário!

      Abraços.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.