Páginas

Em Chamas



Katniss Everdeen e Peeta Mellark saíram como os grandes vitoriosos dos Jogos Vorazes. A população da Capital ficou mais do que animado diante dessa vitória dupla dos “amantes desafortunados” e agora o Distrito 12 havia três vitoriosos como mentores para os próximos jogos. Porém, nem todos da Capital e dos outros distritos veem essa vitória como apenas uma forma de viver (ou morrer) com seu grande amor. E para que levantes não sejam feitos, a Capital irá entrar ainda mais cena na vida da verdadeira vitoriosa e de seus amigos.
Ler Em Chamas nos dá um olhar ainda mais profundo da Capital. Suas formas de torturas, seus pensamentos sempre há um passe a frente dos outros distritos e principalmente o presidente Snow. Suzanne Collins nos apresenta fatos que nem mesmo a Katniss Everdeen poderia imaginar em toda sua vida de fúria. Tudo era ainda pior do que a garota imaginava. E enquanto, a cada capítulo ela vai descobrindo um pouco mais dos terrores da capital, ela também vai se descobrindo. Acredito que “Em Chamas” mostra a verdadeira Katniss. Uma que nem sequer ela mesma sabia que existia. E graças a isso, o livro ganha toques bem diferentes de Jogos Vorazes. Agora podemos ver a Garota em Chamas em uma situação talvez ainda pior do que nos jogos. Mas ainda assim, podemos ver uma grande pitada de humor no livro que eu realmente achei inesperada. Não é nada que tire aquele ar de “Oh, Meu Deus! Parece que todos vão morrer a qualquer momento”. Mas um pouco de aceitação do futuro. Mesmo que não seja o mais aceitável.
Não esperava que fosse gostar mais do Em Chamas do que o primeiro livro da trilogia. Mas os acontecimentos inesperados que aconteceram no livro realmente me fascinaram. Demorei pelo menos 3 semanas para ler o primeiro, mas nesse livro simplesmente não consegui desgrudar – o que me levou a terminar em 1 dia e depois ficar naquele clima “O que eu faço agora?”. Uma das grandes sacadas desse livro é o Massacre Quartenário, que acontecem a cada 25 anos. Se pensávamos que os Jogos Vorazes já era uma crueldade, uma versão mais elevada dos jogos é algo ainda mais surreal.
Também temos o tão esperado encontro de Gale e Katniss. E que o ocorreu com os dois após toda aquela demostração de amor dela com Peeta. Além é claro, de Peeta e Katniss começarem a conviver ainda mais perto depois dos jogos e de seu desfecho não tão feliz para o rapaz. E como era de se esperar, Gale/Katniss/Peeta. Afinal, com quem a Garota das Chamas vai ficar? Apesar, de muitas histórias terem esse triângulo amoroso, Collins escreveu de um jeito tão incrível que até nós ficamos com um pouco de dúvida sobre com quem ela deve ficar. Simplesmente, me vi no personagem.
Outro ponto que nos deixa ainda animado do decorrer da história são as pequenas dicas que estão no livro. Coisas que parecem ser realmente imperceptíveis, mas que no final você percebe que não era apenas uma palavrinha boba ou até mesmo um pequeno objeto. E se você simplesmente sentiu raiva dos outros competidores na outra edição dos jogos. Se prepare, porque nesse você vai acabar roendo as unhas pensando em manter uma boa parte viva.
Susanne Collins com certeza mostrou que veio para ficar. O livro conseguiu ser perfeito do começo ao fim. Impossível não se apaixonar.

Boa leitura!

Um comentário

  1. Em Chamas é o melhor da série. Jogos Vorazes é maravilhoso, mas Em Chamas veio pra superar tudo. A Esperança, você vai ver, tem muita explicação, mas não deixa de ser ruim.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.