Páginas

As Aventuras de Huckleberry Finn



Quem leu As Aventuras de Tom Sawyer deve se lembrar do jovem Huck Finn. Um garoto que gostava de aprontar tanto quanto o próprio Sawyer. E nesse livro, Mark Twain nos apresenta ainda mais a vida no Mississipi, só que entre as aventuras de Huckeleberry Finn.
Após Huck ter sido adotado pela viúva Douglas, seu mundo estava completamente diferente do que ele estava acostumado a viver. Agora ele teria que ser um garoto educado tanto nos gestos quanto no intelecto. Mas também teria uma casa, roupas e o amor de sua nova mãe. Apesar de não estar acostumado com tudo aquilo, era algo que estava sendo inserido ao garoto dia após dia. O inesperado acontece quando seu pai (que todo acreditavam estar morto) aparece atrás do dinheiro que Finn tinha conseguido em sua aventura com Tom Sawyer. Assim, Huck Finn parte com seu pai para um lugar afastado da cidade se transformando em seu prisioneiro até que forjou sua morte para enfim viver do jeito que sempre quis. Simplesmente como Huckleberry Finn.
Apesar do livro ter uma conotação infantil em relação as aventuras vividas, acredito que o autor tenha abordado disso mais no livro de Tom Sawyer. As Aventuras de Huckleberry Finn aborda temas mais pesados. Sendo que muitos consideram o livro muito racista. Enquanto Finn está em sua aventura ao lado de Jim, um homem negro, os moradores estão atrás de seu acompanhante pois acreditam que ele que matou Huck Finn (já que não tinham conhecimento que sua morte era uma farça). Além de Jim ser o personagem mais idiota e ingenuo do livro, não entendendo nem o motivo de um francês falar francês. O modo como tratam o personagem também é baixo. Depreciativo. Acredito que um dos bons pontos do livro é a inocência de Huck Finn diante de todo esse preconceito, criando uma ótima relação de amizade com Jim.
Ademais, não foi um livro que puxou minha atenção. Apesar de achar a história interessante. E em alguns pontos parar e ficar pensando e pensando sobre um certo fato, não foi um tipo de leitura que tenha me atraído. E realmente senti muito por isso, afinal, As Aventuras de Huckleberry Finn é um clássico. E a editora fez um ótimo trabalho nessa edição. Eu adorei a capa. O desenho foi muito bem feito. Porém, infelizmente a história me deixou a desejar. Foi apenas um bom livro. Mas quem se interessou pela história em breve teremos sorteio de um exemplar do livro – Talvez tenha mais sorte do que eu lendo clássicos.

Boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.