Páginas

A Esperança



"Francamente, nossos ancestrais não parecem merecer esse respaldo todo. Enfim, olha o estado em que nos deixaram, com as guerras e o planeta destroçado. Visivelmente não davam a mínima para o que poderia vir a acontecer com as pessoas que viveriam depois deles. Mas essa ideia de república soa como um aprimoramento, tendo em visto o nosso governo atual."
Pág. 96


 Após ser resgatada de seu segundo Jogos Vorazes, Katniss está sendo convocada para ser o Tordo, o grande simbolo da revolução. Mentalmente instável e pensando se Peeta ainda está vivo, - ou nos horrores que poderiam acontecer com ele - a ultima coisa que quer aceitar é ajudar em algo que pode tirar a vida de vários inocentes. Confusa com sua própria situação e sem saber se o Distrito 13 é realmente seguro, Katniss irá viver algo bem maior que um simples jogo.
Em A Esperança temos um cenário ainda mais caótico de toda situação. Katniss desorientada, revoluções acontecendo nos distritos e grandes discussões sobre o poder político. Suzanne Collins nos leva há um verdadeiro caos que é uma revolução, dentro de uma mente completamente instável e com uma enorme sede de vingança. Me perguntei seriamente se do jeito que está nosso governo um dia chegaremos ao ponto desta ficção, já que não parece tão distante assim do mundo atual.
Alguns fatos nesse terceiro livro da trilogia acontecem mais rápidos que os anteriores. Katniss muitas vezes se perde em seu próprio pensamentos. Além do Distrito 13 ser muito limitado quanto aos deveres. Até piorando a situação da protagonista. Quando Katniss finalmente decide ser o simbolo da revolução, mais interrogações aparecem. Podendo contar apenas com seus pensamentos e na amizade de Gale, o objetivo do Tordo se inicia, porém completamente diferente do que a garota imaginava.
Sendo o ultimo livro da série, concluindo essa terrível história na vida da população de Panem, o livro também se torna o mais triste e emocionante da saga. Somos apresentados a personagens fortes ao mesmo tempo em que perdemos grandes personagens. A Esperança é um livro que nos faz refletir, nos faz chorar e nos faz sonhar pela vida dos habitantes de Panem. Porém, fico feliz com o fato de terem livros para o grupo infanto-juvenil que os faça pensar no agora de forma que também os entretenha. Leitura obrigatória para todas as idades!.

Boa leitura!

Um comentário

  1. O livro foi parado porque foi muito bem explicado. Pelo menos eu penso assim. De qualquer forma, mesmo com toa a lentidão, eu amei!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.