Páginas

Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis Que Se Podem Imaginar



Segundo livro da Coleção “Conto de Fadas – Celtas”, de textos selecionados por Joseph Jacobs (escreveu "A História dos Três Porquinhos" uma das versões mais famosas) somos apresentados a contos que bruxos e reis podem ser a mesma pessoa, que animais falam e podem ser transformar em pessoas e até mesmo em filhas de gigantes sendo a mais bela do reino.
Infelizmente, apesar de ter adorado a capa e a sinopse do livro, a maioria dos contos não me atraiu. Na verdade, dos 10 contos gostei de uns 2 ou 3. Acredito que seja o tipo de livro que tem que ser realmente um amante de histórias de bruxas; histórias celtas ou de crenças de povos antigos. No final de alguns contos, podemos observar que são histórias passadas de pai para filho durante diversas gerações.
Um ponto peculiar que achei das histórias é a forma peculiar que começam e de como terminam. A maioria dos contos começam de um jeito mio dramático, porém com o caminhar da história o enredo muda completamente. De um jeito que enquanto começou falando de Fulano a história vai terminar sendo direcionada para Ciclano.
Como são contos folclóricos, tem muitos pontos surreais. Mesmo se tratando de um tema sobre feitiços, tem certas criaturas que são difíceis de se imaginar até mesmo para uma história de uma bruxa (tipo um bolo ou uma maçã falando).
E eu não deixar de tocar em um ponto desse livro que realmente me conquistou quando comecei a ler, que foi o texto da Taís Gasparetti que colocaram antes dos contos. Não sou muito fã desses tipos de textos iniciais, mas “Por que ler contos de fadas” me conquistou a procurar outros contos que talvez me satisfaçam mais do que o folclore celta. Mas para quem é fã, está ai a recomendação.

Boa leitura!

Um comentário

  1. Eu não sou fã de contos, gosto de apreciar uma história mais longa. Mas tem um livro aqui em casa que tem uns que li e gostei.
    Seguindo aqui (:
    Pode seguir e comentar? Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.