Páginas

O Clã dos Magos - A Trilogia do Mago Negro

O que falar desse livro que demorei tanto para ler, mas que conseguiu me conquistar aos poucos? Coloco um pouco da culpa da demora na falta tempo e no meu incrível poder de passar mal lendo em ônibus. Apesar do livro não ter me inspirado muito no início, aos poucos fui me sentindo inserida naquele universo de Trudi Canavan. No final, acabei arrependida por não ter terminado o livro antes.


Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensando pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga tão treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.
 Sinopse retirada do próprio livro

Em O Clã dos Magos, somos inicialmente apresentados a magos que usam seus poderes para seu próprio bem e para o bem da nobreza. Mesmo cuidando da cidade, os moradores de Imardin não acreditam nos magos como seus salvadores. E Sonea não foge ao caso. Porém, nunca imaginaria que poderia ser como eles. Da mesma forma que nunca pensou que seria procurada por todo o clã.

Sonea é mais uma jovem que odeia o Clã com todas suas forças. Após jogar uma pedra na direção dos magos, pensando em como seria reconfortante se aquela pedra atravessasse o escudo protetor, a ultima coisa que ela esperava seria a pedra atravessar a barreira. Batendo em um dos magos que claramente não desejava o bem de nenhum dos cidadãos (e talvez nem da própria Irmandade). Assim, Sonea se refugia nas favelas, com ajuda de seus amigos. Especialmente de Cery, que nutre fortes sentimentos pela garota, e promete mantê-la viva. Nem que isso acabe com a própria vida.

Enquanto a jovem se desespera para se manter longe do Clã, os mesmos correm em uma busca contra o tempo para encontrá-la. Com a possibilidade de ser uma maga, é necessário que ela comece o treinamento de como cuidar dos seus poderes antes que acabe se descontrolando e matando todos ao seu redor.

Como já disse no início da resenha, foi uma leitura difícil no começo. Não fluía da forma que imaginava. Talvez por não ser um momento para o tipo da leitura ou simplesmente pelo enredo um pouco lento até chegar na segunda parte.

É interessante como a autora cria um mistério maior (que possivelmente será resolvido no final da trilogia) e um menor que se resolve no final desse livro, porém que deve se estender mais, de outras formas, no decorrer dos livros. Trudi Canavan, tem todo um cuidado em explicar os mínimos detalhes para que nada fique com pontas soltas. No final do livro, ainda tem um guia de gírias das favelas, um glossário e plantas do reino. E apesar do livro ser grande, ele é super leve. Parece que as páginas nem ficam colando uma na outra (quem carrega mochila pesada sabe como isso é divino!).

Mesmo com a demora para ler o primeiro, estou ansiosa para ler a continuação. Já está na meta para 2015. Espero que gostem e deixem suas impressões. 

Boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.