Páginas

A Vida Em Tons de Cinza


14 de junho de 1941. Uma data que Lina Vilkas jamais esqueceria. Nem ela, nem uma grande parte da população dos países bálticos, que foram obrigados a saírem de seus lares graças a Stalin.
Lina vivia uma adolescência praticamente perfeita. Era amada por seus pais e por seu irmão, Jonas. Sua prima e melhor amiga, Joana, estava realizando seu sonho de fazer medicina. E tinha as obras de Munch, seu pinto favorito, para poder admirar. Ela só não esperava que a enorme bolha de proteção que a cercava estava prestes a estourar. No meio da noite, uma equipe da NKVD (polícia secreta soviética) bate a porta da família Vilkas. Eles teriam apenas 20 minutos para arrumar seus pertences. E é assim que "começa" a história de A Vida Em Tons de Cinza.
Após partirem em uma viagem sem destino, em um vagão lotado, com mais de quarenta pessoas que estão sendo tidas como "Ladrões e Prostitutas". Crianças, idosos, mães de família. Todos preocupados com o que iria acontecer. Preocupados se seus maridos ainda estariam vivos. E para Lina, uma dúvida que não saia de sua cabeça: "Por qual motivo estariam ali?".
Ruta Sepetys soube criar uma história emocionante. Com fatos que realmente aconteceram com diversas pessoas no passado.  Que muitos ainda acreditam que não foi real. De um lado estava Stalin querendo exterminar os cidadãos da Letônia, Lituânia e da Estônia. E do outro lado Hitler. Que aparentava ser a esperança para alguns, porém iniciava um extermínio ainda maior. Ambos para "exclamar" seu nacionalismo.
No livro, convivemos com personagens fortes e marcantes. São pessoas verdadeiras. Com personalidades diferentes. Mas que estão vivendo uma mesma situação. Podemos observar todos as emoções à flor da pele. Egoísmo, raiva, pena, tristeza, amor, amizade. Tudo crescendo de uma forma descomunal. Todos tendo que amadurecer independente da idade.
A Vida Em Tons de Cinza é o tipo de livro para começar a ler e não quer mais desgrudar. É o tipo de livro que te faz torcer por muitos personagens, porém odiar outros. É um livro que te faz indagar. E até mesmo chorar pela crueldade que muitos foram submetidas no passado. É apaixonante! Com certeza entrou nos meus favoritos.

"No auge do inverno, finalmente percebi que dentro de mim havia um verão invencível." - Albert Camus

Boa leitura!


5 comentários

  1. Esse livro parece conter uma história mega tocante. O único motivo pelo qual ainda não o peguei para ler foi justamente pelo fato de que sou super mole pra essas coisas e sei que vou chorar livros. Geralmente evito histórias na época da guerra - mesmo levando em consideração o fato de que todas que li até hoje, amei - pois remete a uma crueldade tão grande e pensar que tudo aquilo aconteceu sempre me deixa triste e me sentindo mal pelas pessoas que tiveram a sua vida modificada por toda aquela atrocidade.
    A Vida em Tons de Cinza parece ser ótimo, um livro sensível com personagens especiais e, assim que arranjar coragem suficiente, pretendo pegá-lo para ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: Chorar litros*
    Chorar livros ficou engraçado haha

    ResponderExcluir
  3. Oooi!

    Tem meme pra vc lá no meu blog, corre lá :D

    www.pcliterario.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, oi!
    Seguindo já ;)
    Nunca tinha parado para saber algo desse livro, nem mesmo do que se tratava o.O Sua resenha está bem bacana. Me deixou curiosa.
    É ótimo quando um livro realmente nos marca e emociona de tantas maneiras, né?
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Noossa que resenha!! Eu sabia que esse livro era tudo isso, mas sua resenha fez ele parecer melhor ainda, só sei que agora eu necessito ler ele!!! Parabens pela resenha e pelo blog! Já estou seguindo *-*
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.